Combinação de 9 forças determinará futuro digital.

A fábrica do futuro precisa reunir ERP de última geração, Machine Learning, sensores integrados em toda a produção, treinamento em Realidade Aumentada, visualização móvel e programação de fluxo preditivo, redes seguras e ferramentas baseadas em nuvem para gerenciar o fluxo de trabalho. Sem mencionar a necessidade de se reequipar os trabalhadores e fazer a polinização cruzada entre informações tradicionais e funções e habilidades de tecnologia operacional. “Curiosamente, muitas das coisas que pareciam tão incríveis dez anos atrás são agora fundamentais”, afirma a Deloitte na décima edição do estudo Tech Trends, lançado esta semana.

É realmente notável a rapidez com que as organizações em todos os setores e regiões navegaram por questões como a adoção da nuvem, segurança cibernética, a Internet das Coisas, o iminente impacto dos dispositivos móveis na empresa e o design centrado no usuário. Há uma década, muitas empresas conseguiam obter vantagem competitiva adotando inovações e tendências que já estavam em andamento. Hoje, esse tipo de abordagem reativa não é mais suficiente, alerta a consultoria. Para ficar à frente do jogo, as empresas devem trabalhar metodicamente para sentir novas inovações e possibilidades, entender suas ambições para o futuro e encontrar a confiança necessária para ir além da fronteira digital.

Na opinião dos autores do estudo, Bill Briggs e Scott Buchholz, o  potencial total de tecnologias como Cloud e Analytics permanece em grande parte inexplorado. Os investimentos nelas são muitas vezes departamentais e limitados no escopo. Da mesma forma, em algumas empresas, iniciativas analíticas, de nuvem e digitais são desarticuladas, até mesmo esforços concorrentes.

Enquanto isso, três tendências mais recentes – realidade digital, tecnologias cognitivas e blockchain – estão crescendo rapidamente em importância. A Realidade Virtual e a Realidade Aumentada estão redefinindo as formas fundamentais pelas quais os humanos interagem com o ambiente, com os dados e entre si. O Blockchain tem passado rapidamente de bitcoin enabler para provedor de confiança.E as tecnologias cognitivas, como Machine Learning, RPA, processamento de linguagem natural, redes neurais e IA passaram de capacidades incipientes para princípios de estratégia, exploramos seu profundo potencial para negócios e sociedade. Essas três tendências estão prontas para se tornarem tão familiares e impactantes quanto a nuvem, o Analytics e a experiência digital são hoje.

Três forças formativas provaram ser essenciais na busca da Transformação Digital: modernização dos sistemas centrais para servir como base para inovação e crescimento; elevando a cibersegurança e o domínio de risco mais amplo de uma atividade baseada em conformidade para uma função estratégica incorporada; e reengenharia da função tecnológica de uma organização para cumprir a promessa de tecnologias emergentes e existentes – ou correr o risco de falhar em sua missão.

Portanto, nove forças – experiência digital, nuvem, Analytics, Blockchain, Computação Cognitiva, Realidade Digital, Business of Technology, modernização central e cibersegurança – continuam a moldar o nosso futuro digital. E só por são serem mais particularmente novas, não significa que elas não sejam de vital importância. Na verdade, um dos desafios mais urgentes enfrentados pelos líderes de tecnologia e negócios é como escavar e aproveitar o valor que essas forças macro podem oferecer coletivamente, ressaltam os autores do relatório.

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Eles ressaltam que é importante ter em mente que essas nove macro forças são apenas ingredientes de uma receita de tecnologia empresarial muito maior. Tal como acontece com muitas boas receitas, as medições não precisam ser exatas e podem ser adaptadas para atender às necessidades específicas. Mas o ponto dessa receita específica é que as forças macroeconômicas devem se unir em uma linha de manufatura, ou em um processo de contas a pagar, ou em um novo modo de engajar clientes fiéis. Sua colisão pode desencadear vastas possibilidades. Implantá-los individualmente, neste ponto da revolução digital, não é mais uma receita para o sucesso. “Em todas as indústrias, estamos vendo como as forças macroeconômicas, trabalhando em conjunto, estão impulsionando a transformação digital e gerando novas oportunidades estratégicas e operacionais”, dizem eles.

Através de sua colisão e da inovação desencadeada, essas forças provavelmente dominarão as TI, os negócios e os mercados corporativos em uma extensão ainda maior do que as tecnologias individuais. Com as forças macro, é a colisão controlada que leva além da fronteira digital.

As nove macro forças são as tendências tecnológicas duradouras que continuarão a moldar estratégias e a dominar as prioridades de investimento. Mas considere que elas não são entidades independentes e isoladas.  O chamado para os CIOs e líderes de TI é revelar qual combinação é importante para qualquer linha de negócios, função, agência ou país; traçar com confiança um caminho além da convenção e da inércia organizacional; e elevar a narrativa a partir do que da tecnologia capacitadora para o que de seus efeitos combinados – indo além das tendências e além da fronteira digital.

As tendências tecnológicas emergentes podem parecer ilusórias e efêmeras, mas algumas se tornam parte integrante das estratégias de negócios e de TI – e formam a espinha dorsal da inovação tecnológica de amanhã.

Alcançando o pleno potencial da IA
A jornada para a inteligência artificial totalmente autônoma faz parte de uma tendência crescente em que as empresas se transformam em organizações alimentadas por IA, onde a IA é um componente integral da estratégia corporativa. Essa tendência também se refere a um compromisso contínuo de redesenhar os principais sistemas, processos e estratégias de negócios em torno da IA ​​e de suas possibilidades. Seu objetivo final: uma organização na qual humanos e máquinas trabalhem juntos em sistemas digitais projetados para aproveitar insights orientados a dados.

O número de empresas que seguem os passos dos pioneiros da IA ​​provavelmente aumentará nos próximos 18 a 24 meses, à medida que mais líderes identifiquem formas de usar tecnologias cognitivas para alcançar objetivos estratégicos. Em duas pesquisas globais consecutivas da Deloitte (2016–17 e 2018), as tecnologias cognitivas e a IA lideraram a lista de tecnologias emergentes nas quais os CIOs planejavam investir.  Suas ambições são baseada em benefícios práticos (e realizáveis): a IA pode aumentar a produtividade, reforçar o cumprimento regulamentar através da automação e ajude as organizações a extraírem significado de conjuntos de dados cada vez maiores.

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Segundo a Deloitte, à medida que as organizações deixam de usar a tecnologia em pilotos isolados para implantar sistemas maiores de IA, eles devem considerar três modelos de sistema que estão atualmente em jogo:

Nativo da nuvem. Dada a ascensão da IA ​​na arena da tecnologia empresarial, é concebível que uma plataforma de IA como serviço possa ser o próximo grande sistema operacional.

Pacote-adjunto. Em uma abordagem alternativa ao modelo nativo da nuvem, vários fornecedores estão investindo em plataformas de IA como complementos à sua funcionalidade principal.

Algoritmo aberto. Inúmeras startups e lojas de software boutique estão desenvolvendo soluções de inteligência artificial para atender a necessidades específicas de negócios, casos de uso e problemas verticalizados.

NoOps em um mundo sem servidor
Tradicionalmente, de acordo com a consultoria, a responsabilidade do CIO de manter sistemas de tecnologia críticos para os negócios em funcionamento absorve até 70% do orçamento de TI, bem como quantidades consideráveis ​​de largura de banda de mão de obra. O armazenamento mais barato, a nuvem e a terceirização reduziram esse gasto orçamentário em 20% ou mais. No entanto, em uma era de orçamentos de TI perpetuamente restritos, encontrar maneiras de redirecionar ativos financeiros e humanos das operações para a inovação continua sendo uma meta importante do CIO.

Em muitas iniciativas de reengenharia, a automação é a chave que possibilita a eficiência significativa e a redução de custos. Agora, como parte de uma tendência crescente, os CIOs estão levando seus esforços de automação para o próximo nível com a computação sem servidor. Nesse modelo, os fornecedores de nuvem alocam de maneira dinâmica e automática a computação, o armazenamento e a memória com base na solicitação de um serviço de ordem superior (como um banco de dados ou uma função de código).

Nos modelos tradicionais de serviço em nuvem, as organizações tinham que projetar e provisionar essas alocações manualmente. Agora eles estão tentando criar um NoOpsInteli, onde o ambiente de TI é automatizado e abstraído da infraestrutura subjacente, de forma que apenas equipes muito pequenas são necessárias para gerencia-lo. Os CIOs podem, então, investir o excedente de capacidade humana no desenvolvimento de novos recursos de valor agregado que podem aumentar a velocidade e a eficiência operacionais. Em ambientes NoOps, as operações tradicionais, como a implantação de código e as programações de patches, permanecem como responsabilidades internas – elas são simplesmente automatizadas ao extremo.

A computação sem servidor oferece aos CIOs um kit de ferramentas para transformar suas operações de TI. Seus benefícios em potencial incluem escalabilidade e alta disponibilidade efetivamente ilimitadas, NoOps (ou pelo menos menos OPs) e nenhum custo de tempo ocioso. Isso não substitui ou compromete o potencial do DevOps. Na verdade, isso reforça a necessidade de repensar a cultura, os papéis e as responsabilidades da tecnologia, possibilitando ferramentas e processos.

O realório lembra que transições do tradicional para ambientes sem servidor não acontecem durante a noite. Durante essas transições, o talento de operações ainda pode ter que executar algumas tarefas rotineiras de banco de dados e garantir que os principais sistemas sejam ajustados e mantidos. Mas agora eles terão a largura de banda para melhorar e redefinir seus papéis.

“À medida que você explora as ofertas sem servidor, esteja ciente de que esse modelo de computação ainda está evoluindo – ele não deve ser interpretado como uma cura para todos os problemas de desenvolvimento e operações”, aconselham os autores do relatório. “A jornada de servidores internos legados para computação, armazenamento e memória baseados em nuvem não ficará sem desafios. Mas à medida que mais e mais CIOs estão percebendo, uma oportunidade de transformar fundamentalmente a TI de reativa a proativa é boa demais para ser ignorada”,  dizem.

O espectro e o potencial da rede avançada
Tradicionalmente, a rede de contatos tem vivido à sombra de tecnologias corporativas disruptivas de alto perfil – como experiência digital, cognitiva e nuvem – que captam imaginações e manchetes. Networking, embora essencial, não é particularmente sexy. Isso está prestes a mudar, segundo a Deloitte.

Cada vez mais, as forças de tecnologia dependentes da rede estão transformando a arquitetura corporativa. Por exemplo, a proliferação de dispositivos móveis, sensores, computação sem servidor, volumes explosivos de dados compartilhados e automação exigem conectividade avançada e rede diferenciada. De fato, a conectividade avançada está se tornando rapidamente um dos pilares dos negócios digitais.

À medida que desenvolvem estratégias de rede avançadas, os CIOs devem começar examinando como as capacidades centrais podem ser capazes de promover suas agendas de transformação digital, dizem os autores do relatório. E considerarestes blocos de construção de conectividade avançada:

5G. A quinta geração de tecnologia sem fio celular representa uma mudança radical com maior velocidade, menor latência e – o que é importante – a capacidade de conectar um grande número de sensores e dispositivos inteligentes em uma rede.

Edge Computing. Aplicativos como automação industrial, realidade virtual e tomada de decisão autônoma exigirão alta capacidade de computação com latência muito baixa (tempo de ida e volta do dispositivo para a nuvem e vice-versa). Nessas situações, o processamento de dados pode ser particionado com uma parte executada em uma “mini nuvem” o mais próximo possível do dispositivo – idealmente, embutido no dispositivo ou no próprio ponto final.

Segundo a consultoria, os CIOs estão virtualizando partes da pilha de conectividade usando as seguintes técnicas de gerenciamento de rede:

Rede definida por software.  SDN é hoje uma camada de software que fica no topo de uma rede física composta por dispositivos de rede, como switches e roteadores. Há muito tempo restrita principalmente ao uso no data center, a tecnologia agora está sendo estendida para redes de área ampla para conectar data centers ou outros aplicativos de multilocação.

Virtualização de funções de rede. E o NFV substitui as funções de rede, como roteamento, comutação, criptografia, firewall, aceleração de WAN e balanceamento de carga, fornecidas por dispositivos de rede física dedicados com software virtualizado e podem escalonar horizontalmente ou verticalmente sob demanda.

Os CIOs podem usar esses blocos avançados de conectividade juntamente com as tecnologias de rede local existentes, como Ethernet, Wi-Fi e recursos de área ampla, como banda larga Gigabit e 4G LTE para criar redes configuráveis ​​que podem ser adaptadas para atender a diversas necessidades corporativas, diz o relatório. Da mesma forma que as empresas utilizam a infraestrutura de computação em nuvem elástica, com SDN e NFV, elas serão capazes de acelerar, derrubar e otimizar os recursos de rede sob demanda para atender aos requisitos específicos do aplicativo ou do usuário final.

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“A rede avançada é o herói desconhecido do nosso futuro digital, oferecendo um continuum de conectividade que pode impulsionar o desenvolvimento de novos produtos e serviços ou transformar modelos operacionais ineficientes. Nos próximos meses, espere ver empresas de todos os setores e geografias aproveitando a conectividade avançada para configurar e operar as redes corporativas de amanhã”, ressaltam os autores.

Interfaces
Em uma tendência emergente de tecnologia que poderia redesenhar – ou até mesmo apagar – fronteiras entre humanos e computadores, uma nova geração de interfaces inteligentes está transformando o farfetched em realidade. Essas interfaces combinam as mais recentes técnicas de design centradas no usuário com tecnologias de ponta, como Machine Learning, robótica, IoT, conscientização contextual, Realidade Aumentada avançada e Realidade Virtual. Trabalhando em conjunto, essas técnicas e capacidades estão transformando a maneira como nos envolvemos com máquinas, dados e entre si.

Por exemplo, usando câmeras, sensores e visão computacional, um varejista pode acompanhar e analisar os movimentos, o olhar e o comportamento das lojas dos consumidores para identificar clientes regulares e avaliar seu humor. Através da análise cruzada das informações com os históricos de compras desses clientes, o varejista pode enviar promoções em tempo real para os dispositivos móveis dos compradores ou, em um futuro não muito distante, ser capaz de prever uma necessidade baseada nos comportamentos subconscientes de um cliente. e colocar uma ordem preventivamente em seu nome.

Atualmente, segundo o relatório, os casos de uso de voz estão proliferando em instalações de armazenamento, atendimento ao cliente e, principalmente, operações em campo onde técnicos armados com uma variedade de wearables ativados por voz podem interagir com sistemas e funcionários da empresa sem precisar segurar um telefone ou instruções impressas.

Os autores do estudo resslatam ainda que, embora as tecnologias de conversação possam atualmente dominar a arena das interfaces inteligentes, muitos vêem uma raça diferente de soluções ganhando terreno. “Eles apresentam, entre outras capacidades, visão computacional, dispositivos de controle por gestos, plataformas de rastreamento ocular embutidas, sensoriamento bioacústico, tecnologia de detecção / reconhecimento de emoções e interfaces músculo-computador. E, em breve, essa lista também pode incluir recursos emergentes, como interfaces controladas pelo cérebro, análise de exoesqueleto e de marcha, exibições volumétricas, computação espacial e detecção de eletrovibração”, escrevem.

Na opinião da Deloitte, as interfaces inteligentes oferecem oportunidades B2C e B2B em diversas áreas:

Rastreando os hábitos off-line dos clientes. Assim como os mecanismos de busca e as empresas de mídia social podem rastrear os hábitos digitais de seus clientes, alguns recursos de interface inteligente já permitem rastrear o comportamento físico.

Novos produtos e conjuntos de soluções. Entender os clientes em um nível pessoal e detalhado possibilitará produtos e serviços “micro-personalizados”.

Eficiência. Atualmente, as empresas estão explorando oportunidades de usar as tecnologias de realidade virtual, realidade mista, realidade mista, 360, AI e sensores para aumentar a eficiência operacional e a produtividade individual.

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Mas atenção: qualquer iniciativa de interface inteligente envolve capacidades tecnológicas subjacentes para dar vida a ele. À medida que a fidelidade e a complexidade dessas experiências evoluem, desenvolver a infraestrutura de suporte necessária para coletar, analisar e disseminar infinitamente mais dados de mais fontes de entrada fará com que as experiências sejam quebradas. Há também considerações de distribuição, armazenamento, compactação e entrega de dados, e é aí que ter uma estratégia de TI para gerenciar os elementos de backbone de interfaces inteligentes será crucial.

Dizer que essa tendência é potencialmente prejudicial seria um eufemismo – simplesmente, representa a próxima grande transformação tecnológica. E essa transformação já está em andamento. Se você não está explorando o papel que a voz, a visão computacional e um conjunto crescente de outras interfaces desempenharão no futuro de sua empresa, você já está atrasado para o jogo.

DevSecOps e o ciber-imperativo
Segundo os autores do relatório, as táticas e ferramentas DevOps estão mudando drasticamente a forma como as organizações de TI inovam. No meio dessa transformação, os líderes de TI estão descobrindo que as abordagens de longo prazo para integrar a segurança em novos produtos não estão acompanhando o desenvolvimento de software de entrega contínua de alta velocidade. “De fato, na arena de DevOps, as tradicionais técnicas de segurança “aparafusadas” e controles manuais que dependem de práticas herdadas são frequentemente percebidas como impedimentos à velocidade, transparência e eficácia geral da segurança”, afirmam.

Em uma tendência crescente, algumas empresas começaram a incorporar cultura, práticas e ferramentas de segurança em cada fase de seus pipelines de DevOps, uma abordagem conhecida como DevSecOps. “Implantado estrategicamente, o DevSecOps pode ajudar a melhorar os níveis de maturidade de conformidade e segurança do pipeline de DevOps de uma empresa, enquanto aumenta a qualidade e a produtividade e reduz o tempo de colocação no mercado. Com base na sua experiência de desenvolvimento e operação de aplicativos, o DevSecOps permite automatizar boas práticas de segurança cibernética no conjunto de ferramentas para que elas sejam utilizadas de forma consistente, ajudando a garantir que todos os produtos em que você se posiciona sejam conhecidos – testados, seguros e confiáveis”, diz o relatório.

A Deloitte não vê o  DevSecOps como uma tendência de segurança em si, mas sim um aspecto da revolução do DevOps que oferece às empresas uma maneira diferente de pensar em segurança, incluindo:

Colaboração aberta em objetivos compartilhados. Arquitetos, desenvolvedores, testadores e operadores de segurança compartilham expectativas e métricas que se alinham à segurança e concentram-se nas prioridades dos negócios.

Reforce e eleve através da automação. A automação de tarefas recorrentes em todo o ciclo de vida de desenvolvimento, testes e durante as operações permite incorporar controles operacionais preventivos, criar trilhas de auditoria contínuas e responder rapidamente de maneira repetitiva.

Operações orientadas ao risco e insights acionáveis. Organizações que incorporam o DevSecOps em seus pipelines de desenvolvimento podem utilizar informações operacionais e inteligência de ameaças para orientar as recomendações de fluxo de processo, priorização e correção.

Monitoramento proativo e feedback recursivo. Testes automatizados e contínuos ajudam a identificar problemas antes que eles se tornem problemas.

Em resumo, o DevSecOps incorpora cultura, práticas e ferramentas seguras para gerar visibilidade, colaboração e agilidade em cada fase do pipeline de DevOps. “Como qualquer outro programa de TI, o DevSecOps deve vincular diretamente a sua estratégia de TI mais ampla, que, por sua vez, deve ser orientada por sua estratégia de negócios. Se um programa DevOps oferecer suporte à sua estratégia de TI e de negócios, incorpore o ‘Sec’ ao mesmo tempo. Em pouco tempo, pode ajudá-lo a reforçar sua maturidade cibernética”, recomendam os autores.

Fonte: https://cio.com.br/a-combinacao-de-9-forcas-determinara-o-futuro-digital-segundo-a-delloite/