A inovação é a grande chave para o sucesso nesta nova era digital. Seu uso, associado à tecnologia para gestão, vem otimizando processos em companhias de todos os tamanhos e segmentos, transformando negócios locais em negócios globais.
O caminho para a inovação nos negócios passa por desenvolver algo inteligente e único, que irá fazer a diferença em termos de valor, qualidade e produtividade, por meio do uso de tecnologias emergentes ou já consolidadas no mundo.
A tecnologia da informação (TI) mudou drasticamente a vida de indivíduos e organizações. Pare, por um momento, e pense em como os negócios eram feitos há duas décadas. Não existia e-mail, comércio online, internet, marketing digital, automação ou redes sociais. Agora, com tudo isso, as comunicações são praticamente instantâneas.
As compras online, as redes sociais e a computação em nuvem são alguns dos exemplos das mudanças que se instalaram com o desenvolvimento da TI.
São várias as áreas nas quais a tecnologia pode te ajudar durante a gestão do seu trabalho. Veja abaixo as principais delas e saiba por que você deve investir em melhorias tecnológicas na sua empresa agora mesmo!
A TI na gestão das empresas
O sucesso de qualquer negócio depende de certos fatores. Alguns deles envolvem uma análise precisa de indicadores, escolher a tecnologia certa para suportar a operação e ter uma boa visão de futuro.
Pesquisas nas últimas décadas já provaram que aquelas organizações que investiram em tecnologia e escolheram o caminho da inovação aumentaram sua fatia no mercado e sua competitividade.
Sem dúvidas, a TI dá às empresas a oportunidade de avaliar de perto o desempenho do negócio e planejar as estratégias de acordo com esses dados. Ela também provê várias ferramentas que ajudam a resolver problemas complexos e traçar a escalabilidade (crescimento contínuo) do negócio.
E para que você entenda melhor como isso acontece, veja abaixo como a tecnologia da informação tem um papel vital em diferentes esferas de uma empresa.
Tomada de decisões
Velocidade e precisão fazem parte do coração das decisões certas dentro de um negócio. Toda organização de sucesso tem que passar por um processo de avaliação e pesquisas de satisfação.
Atualmente, isso pode ser feito de diferentes formas: por meio de pesquisas online, fóruns, blogs, grupos de discussão e, claro, por meio de entrevistas pessoais.
Além disso, ferramentas como Big Data e Google Analytics também são ótimas na hora de extrair informações úteis que podem impactar diretamente nas decisões do negócio.
Essas ferramentas online não só irão fornecer respostas em tempo real do seu público alvo, como também garantir precisão dos dados e minimizar o risco de erros humanos.
Marketing e crescimento do negócio
O segredo do sucesso de um negócio está no marketing, que permite à gestão identificar onde está seu público-alvo e então observar seus padrões de consumo e necessidades.
O marketing, no geral, cobre as relações públicas, a publicidade, as promoções e as vendas, que impactam diretamente nos resultados do negócio.
Existem muitas formas de marketing que podem te ajudar a alcançar seu cliente em potencial.
Mas, atualmente, a principal delas é o marketing digital, um fenômeno moderno desenvolvido com a TI que permite a um negócio promover seus produtos e serviços globalmente por meio da web.
Isso não só tornou as técnicas de marketing mais efetivas ao perfil do consumidor da era digital, como também vem trazendo resultados significativos para os negócios que resolvem investir nessa estratégia.
Suporte e satisfação do cliente
Níveis de satisfação do cliente altos são a chave do sucesso e não podem ser atingidos sem um processo de suporte ao cliente em tempo real. O sucesso de um negócio depende da identificação do que o cliente precisa, quais são seus comportamentos e o nível de satisfação com o nosso serviço ou produto.
Uma comunicação efetiva, portanto, é a melhor forma de entender as demandas do cliente, seus problemas e como a empresa pode ajudá-lo a resolvê-los. E graças à internet, hoje temos acesso instantâneo aos nossos clientes do mundo todo.
A tecnologia da informação fornece muitos canais para se comunicar com os clientes sem ter que sair no sol ou na chuva. Alguns desses canais são e-mails, redes sociais, newsletters ou mensagens de texto em seus smartphones.
Além disso, grandes organizações normalmente usam sistemas de gerenciamento do relacionamento com o cliente (CRM) para guardar dados valiosos e entender o padrão de comportamento do cliente e suas futuras necessidades.
Gerenciamento de recursos e globalização
O gerenciamento de recursos tem um papel crucial no desempenho de um negócio. Quando falamos de médias ou grandes empresas, é muito complicado a alta direção gerenciar manualmente todos os recursos disponíveis — tanto humanos, quanto financeiros.
A tecnologia da informação foi essencial para automatizar os processos e fornecer soluções amigáveis à gestão financeira das empresas.
Há Uma década, a maioria dos sistemas de gerenciamento de recursos eram baseados em desktops, ou seja, só funcionavam dentro da rede da empresa.
Já hoje, é possível contar com softwares do tipo ERP (Enterprise Resource Planning) que são baseados no cloud computing.
Essa nova tecnologia permite que gerentes e diretores monitorem os recursos de suas áreas de qualquer lugar do mundo, com um simples acesso à internet, usando seus notebooks, tablets ou smartphones.
Além disso, com um software de gestão financeira, por exemplo, é possível baixar a previsibilidade de gastos, centralizar as informações e otimizar os processos como um todo.
A sistematização de processos, por meio da tecnologia, auxilia uma visão holística do negócio, além de tornar os dados mais confiáveis, pois minimiza os erros e automatiza a coleta de informações.
No mundo de hoje, é impossível atingir o sucesso de qualquer negócio, independente do seu tamanho, sem investir nos benefícios da tecnologia para gestão.
Hoje, as empresas já enxergaram que possuir uma abordagem inovadora na estratégia de negócio e saber tomar as decisões certas – no momento certo – é pré-requisito para qualquer operação lucrativa.
E você, já usa soluções tecnológicas na gestão do seu trabalho? Tem alguma dúvida sobre tecnologia para gestão? Comente abaixo e compartilhe conosco suas experiências!
by nexas.